Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL UM CAOS ANUNCIADO


Coloco a disposição uma carta de um inspetor que foi prejudicado em trabalho no estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco:

"Parecia Sonho!!!!!!
O Nordeste Brasileiro antes sinônimo de; miséria,sêca, turismo sexual e exportador de mão-de-obra barata, representado por "paraibas desdentados", agora transformaria-se num polo de prosperidades, teriam o maior ESTALEIRO do Atlântico, Refinarias de petróleo, polos transformadores de polímeros, montadoras de sofisticados automóveis e PASMEN !!!! Importadores de mão-de-obra especializada, inclusive de "gringos". etecetera,etecetera,etecetera..........

Acordamos deste sonho e estamos sob um enorme elefante branco chamado ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL ou simplemente EAS e nesta oportunidade não tenho a pretensão de eximir os demais investimentos citados acima, de serem páreos deste elefantinho em toda esta balburdia. Entretanto nos atemos aos detalhes do EAS.

Recetemente uma renomada revista semanal, publicara sobre o desperdício  do dinheiro público e da nossa estatal petrolífera por ocasião da concepção e construção de um navio petroleiro. Navio este que seria o marco da construção naval NORDESTINA e que na teoria já fora lançado à pelo menos 18 meses passados e segundo fontes da revista citada, havia custado a bagatela de R$ 336.000.000,00. Obviamente à este valor não está agregado os gastos com retrabalhos de re engenharia do projeto.

Infelizmente, deram à este "NAVIO FANTASMA" o nome do nosso ALMIRANTE NEGRO que certamente não merecia tal referência negativa.

- Não  bastavam lhes as chibatadas que recebera em vida ?????????

A renomada revista em sua matéria insinua e presupõe de que a falta de experiência de 02 das maiores empresas TUPINIQUINS  aliadas à outra não menor de nacionalidade oriental e combinadas com políticas da absorção da mão-de-obra local, neste caso; CANAVIEIROS,SACOLEIROS,DONAS DE CASA e outros despreparados locais. Sejam os responsáveis diretos pelo naufrágio do referido navio dentro do dique seco.

É desafiar a nossa inteligência acreditar que 2.000 operários que sequer sabiam o que era SOLDAGEM, possam ter tido tanta influência nesta monta, inclusive os mesmos operários locais que ainda encontram se em continuo aprendizado recebem salários em média 40% menores que seus páreos do sudeste.

É mais salutar pensar que a INGERÊNCIA administrativa, ganância,nepotismo e a malemolência vindo dos mares do sudeste e políticas obscuras estejam imperando neste fracasso até aqui.

Falando em IMPERAR. Lembro me de gerentes/diretores que imcorporam verdadeiros CESARES.

O EAS teem uma carteira repleta de pedidos, o problema reside no fato de até agora não haver conseguido entregar sequer uma panela de pressão. Dezenas de empresas terceirizadas já foram embora absorvendo prejuízos e obviamente repassando os à nós, seus empregados.

Me incluo numa destas empresas, sou inspetor de soldagem por ultra-som (já fora mão-de-obra especializada) e vivenciei a quebra de pelo menos 04 destas empresas de inspeção no período de 01 ano aqui no  EAS.

Estas empresas de inspeção fazem contrato de risco com o EAS e depois transferem suas angústias contratuais para seus empregados, atrasam salários sem dar satisfação e quando demitem, SEQUER PAGAM AS PASSAGENS DE REGRESSO DOS EMPREGADOS. Estamos literalmente pagando pra trabalhar aqui em Pernambuco.

Estive hoje com um colega inspetor que estava desorientado, pois havia sido demitido fazia 15 dias, os nossos salários (de todos) atrasados, com aluguel da república vencido e sem dinheiro ou crédito pra comprar a passagem para seu regresso no RIO  DE JANEIRO.

Aconselho, quem vier trabalhar nestas condições aqui em SUAPE que devam ter outras habilidades, tais como tatuadores ou hipies pra tentar ganhar algum nas praias locais.

Nós inspetores especializados,vindos dos quatro cantos deste país nos solidarizamos com toda força de trabalho que movem estas obras, especialmente aos nordestinos que não pedem mais somente chuva aos céus e sim DIGNIDADE.


Esta é uma crônica pessoal e nomes foram omitidos, excetuando se o meu próprio que assumo integralmente todo exposto neste desabafo pessoal e do EAS que é de domínio público.



Subescrevo me,

Atenciosamente

Francisco Helman Alves
         Insp. Ultrasom
         Snqc 2611
         81-7812 6749
         ID 123 * 9898"

Nenhum comentário:

Postar um comentário